Centro de Referência da Pessoa Idosa para atendimento e convivência é inaugurado em Lavras, MG
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Espaço inaugurado em Lavras recebe idosos em situação de vulnerabilidade
Idosos em situação de vulnerabilidade em Lavras (MG) ganharam um novo espaço de acolhimento e convivência. O Centro de Referência da Pessoa Idosa, inaugurado no fim de agosto, já está em funcionamento e promete ampliar a rede de assistência social do município.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
O centro está localizado na Rua Padre Deon, nº 477, no bairro Centenário, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A expectativa é de que sejam atendidos entre 40 e 50 idosos por dia, em duas modalidades de atendimento:
Centro Dia: acolhimento em tempo integral para sete idosos encaminhados pelo CREAS;
Centro de Convivência: oficinas e atividades em diferentes turnos, voltadas para cerca de 40 participantes indicados pelos CRAS da cidade.
Centro de Referência da Pessoa Idosa para atendimento e convivência é inaugurado em Lavras (MG)
Prefeitura Municipal de Lavras
A seleção é feita exclusivamente pelos serviços de assistência social: CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Lavras conta atualmente com sete unidades do CRAS espalhadas por bairros diferentes e um CREAS, também localizado no bairro Centenário.
Atividades oferecidas
A proposta do espaço é promover não apenas o acolhimento, mas também a integração social e o desenvolvimento físico e cognitivo da população idosa. Para isso, foram implantadas diversas atividades:
Piscina com aulas de hidroginástica;
Oficinas de artes, canto, musicalização e violão;
Atividades físicas orientadas;
Atendimento de fisioterapeuta, voltado para a prevenção e fortalecimento motor, equilíbrio e questões cognitivas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, João Paulo Santos, o objetivo principal é criar um ambiente de acolhimento e valorização da pessoa idosa. "O intuito desse espaço é trazer acolhimento, convivência. Que a gente consiga dar voz para a população idosa, respeitando e valorizando eles a cada dia", destacou.
ASSISTA: Veja tudo sobre o Sul de Minas:
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas