Cristo Redentor de Poços de Caldas é reconhecido como bem de relevante interesse cultural para MG
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Cristo, Poços de Caldas (MG)
Crédito: Marcos Corrêa
O Cristo Redentor, localizado na Serra de São Domingos, em Poços de Caldas (MG) foi reconhecido como de relevante interesse cultural para Minas Gerais. A lei nº 25.743 foi sancionada na segunda-feira (19) e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (20).
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
O reconhecimento de um dos maiores símbolos de Poços de Caldas é amparado nos critérios da Lei nº 24.219, de 15 de julho de 2022, que trata do reconhecimento de bens, expressões e manifestações culturais de relevância para o patrimônio mineiro. A norma tem como objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira.
LEIA TAMBÉM:
Montanhas, cachoeiras, águas termais: vulcão extinto formou as paisagens que atraem turistas em Poços de Caldas
Arvorismo, tirolesa e mega balanço: conheça as opções de turismo de aventura no Parque do Cristo
A valorização institucional do monumento pode contribuir para políticas de preservação, educação patrimonial e promoção do turismo cultural na região.
A Serra de São Domingos, onde está localizado o Cristo, foi tombada como Patrimônio Paisagístico e Natural, em 2017, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep).
Símbolo de Poços de Caldas
Cristo Redentor em Poços de Caldas (MG)
Victor Imesi
O Cristo Redentor de Poços de Caldas foi inaugurado em 13 de maio de 1958. Localizado no topo da Serra de São Domingos pode ser avistado de várias partes da cidade e se tornou o seu símbolo.
A imagem tem 30 metros de altura e 120 toneladas. Com a base, o peso chega a 500 toneladas.
O Cristo é um dos pontos turísticos mais visitados de Poços de Caldas e pode ser acessado por teleférico, por trilha ou por estrada.
No Parque do Cristo há várias atrações de aventura, como arvorismo, tirolesa e mega balanço, e um mercado com opções de restaurantes e lojas de produtos regionais. A poucos metros de distância, há uma rampa de voo livre.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas