FOTOS: Geada é registrada pelo 4º dia consecutivo no Sul de Minas; Monte Verde tem mínima de -0,3ºC
13/08/2025
(Foto: Reprodução) Confira como fica a previsão do tempo para esta quarta-feira (13) no Sul de Minas
O Sul de Minas amanheceu nesta quarta-feira (13) com o quarto dia consecutivo de geada, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A formação foi registrada novamente em Monte Verde (MG), distrito de Camanducaia, que teve a menor temperatura da região: -0,3°C.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Apesar do frio, o Inmet informou que a massa de ar polar que provocou as baixas temperaturas está enfraquecendo, o que favorece a elevação gradual dos termômetros na maioria das cidades.
Confira as mínimas registradas nesta quarta-feira, segundo o Inmet:
Monte Verde: -0,3°C
Passa Quatro: 4,4°C
Machado: 8,3°C
Varginha: 8,4°C
Passos: 8,5°C
De acordo com o instituto, apenas a região da Serra da Mantiqueira ainda apresenta condições favoráveis para novas geadas nos próximos dias. Nas demais localidades, as temperaturas devem continuar subindo ao longo da semana.
FOTOS:
Geada em Monte Verde (MG) - 13/08/2025
Nelson Pacheco
Geada em Monte Verde (MG) - 13/08/2025
Nelson Pacheco
Geada em Monte Verde (MG) - 13/08/2025
Nelson Pacheco
Geada em Monte Verde (MG) - 13/08/2025
Nelson Pacheco
Geada em Monte Verde (MG) - 13/08/2025
Nelson Pacheco
Baixa umidade do ar
O Inmet também emitiu dois avisos de baixa umidade para a região. O primeiro, de perigo potencial, começou na tarde de terça-feira (12) e segue até as 20h desta quarta (13), com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% — condição que representa baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Já o segundo, válido entre 12h e 18h desta quarta, é de perigo, com índices ainda mais baixos, entre 20% e 12%, o que aumenta o risco de queimadas e pode provocar ressecamento da pele, irritação nos olhos e desconforto nas vias respiratórias.
Entre as orientações estão beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes, além de usar hidratante e umidificar o ambiente.
Mapa mostra previsão de chuva para esta quarta-feira (13) em todo o Brasil.
Inmet/Reprodução
Onda de frio
Segundo a Climatempo, a partir de quarta-feira (13), o frio perde força gradualmente, com elevação das temperaturas mínimas e máximas.
Nova onda de frio deve derrubar as temperaturas no Centro-Sul.
Arte/g1