Machado lança aplicativo 'Botão do Pânico' para mulheres com medidas protetivas
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Botão do pânico: ferramenta deve proteger mulheres com medida protetiva em Machado
Um recurso tecnológico que pode salvar vidas começou a ser utilizado nesta terça-feira (16) em Machado (MG). Trata-se do Botão do Pânico, um aplicativo voltado para mulheres com medidas protetivas, que permite pedir socorro em situações de risco.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
O lançamento foi feito na Casa da Mulher, espaço de acolhimento e apoio a vítimas de violência doméstica na cidade. A ferramenta vai atender, neste primeiro momento, 150 mulheres em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Casa da Mulher, com investimento de R$ 32 mil, custeado por emenda impositiva da Câmara Municipal e projeto junto ao TJMG.
Machado lança aplicativo 'Botão do Pânico' para mulheres com medidas protetivas
Reprodução EPTV
Como funciona
O aplicativo é instalado diretamente no celular da vítima e, ao ser acionado, envia em tempo real áudio, vídeo e localização para a central da Casa da Mulher. A equipe, então, aciona a Polícia Militar para o atendimento imediato.
Conforme a coordenação do espaço, o diferencial do Botão do Pânico está justamente na possibilidade de registrar não apenas a localização, mas também as imagens e sons do ambiente, o que pode servir como prova do descumprimento da medida protetiva.
A expectativa é que a ferramenta aumente a segurança das vítimas e incentive mais mulheres a procurarem ajuda.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas