ONU reconhece Protocolo Gerações da Cooxupé em ferramenta global
Lavoura de café arábica no Sul de Minas Gerais – Crédito: Divulgação
O Protocolo Gerações, programa próprio de sustentabilidade da Cooxupé, conquistou um importante reconhecimento internacional: passou a integrar o Standards Map, ferramenta on-line do International Trade Centre (ITC), agência vinculada à ONU.
A plataforma é referência mundial em normas de sustentabilidade, reunindo informações sobre mais de 300 certificações voluntárias presentes em 192 países, e incentiva práticas comerciais mais inclusivas e responsáveis.
Como funciona o Standards Map
O objetivo da ferramenta é facilitar a transição para modelos de produção, comércio e consumo mais sustentáveis, oferecendo dados confiáveis sobre certificações ambientais, sociais e econômicas em setores como agricultura, têxteis, produtos de consumo, silvicultura e mineração.
A plataforma permite que produtores, empresas e consumidores comparem normas por país, setor e tipo de certificação, funcionando como um verdadeiro mapa global de padrões sustentáveis.
Cooperativa Cooxupé produz café verde tipo arábica – Crédito: Divulgação
Produção de café e o compromisso com a Agenda ESG
A Gerente ESG da Cooxupé, Natália Carr, explica que por ser uma ferramenta de melhoria contínua, o Gerações promove boas práticas agrícolas com foco na sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Estamos muito honrados em fazer parte de uma plataforma internacional que orienta entidades e governos em todo o mundo”, destaca.
O superintendente comercial da cooperativa, Luiz Fernando dos Reis, acrescenta que com o crescimento do comércio global, é essencial garantir que as negociações sejam inclusivas e ambientalmente responsáveis. “O Standards Map facilita o acesso a essas iniciativas e incentiva o avanço da sustentabilidade em escala mundial”, avalia.
A inclusão do Gerações na plataforma da ONU amplia a visibilidade do protocolo, reforçando o compromisso da Cooxupé com práticas responsáveis e conectando produtores, empresas e governos em um ecossistema internacional comprometido com o futuro sustentável.FONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/especial-publicitario/cooxupe-cooxupe-cooperatismo-confianca-cafe/noticia/2025/11/13/onu-reconhece-protocolo-geracoes-da-cooxupe-em-ferramenta-global.ghtml