Três Corações é reconhecido como o maior produtor de abacate de Minas Gerais
02/12/2025
(Foto: Reprodução) Três Corações é reconhecido como o maior produtor de abacate de Minas Gerais.– Crédito: Divulgação
A safra de abacate de 2025 enfrentou desafios climáticos, como excesso de calor e falta de chuva, que prejudicaram a florada e o pegamento dos frutos em diversas regiões produtoras, incluindo áreas que abastecem Minas Gerais. Isso resultou em atrasos no início da colheita de algumas variedades, como a Geada.
Apesar dos desafios, o uso de tecnologia, como a irrigação automatizada, tem ajudado produtores no Sul de Minas a garantir a eficiência e a qualidade do fruto, preparando-o inclusive para exportação.
A produção no Brasil, incluindo Minas Gerais, aposta em diferentes variedades (como Fortuna, Geada, Margarida e Breda) para garantir a oferta da fruta ao longo de todo o ano, já que a entressafra de uma é complementada pelo início de outra.
Três Corações é reconhecido como o maior produtor de abacate de Minas Gerais.– Crédito: Divulgação
Minas Gerais deve produzir em 2025 mais de 181 mil toneladas do fruto e a cidade de Três Corações é responsável por 26% de toda a safra mineira. A cidade é destaque no cenário nacional na produção do fruto que tem muito apelo na indústria alimentícia e cosmética.
Na feira de soluções agrícolas de Três Corações, a Agrotrês o objetivo é aproximar os produtores rurais de abacate das melhores soluções agrícolas e financeiras do mercado. O fruto tem destaque no evento que obteve um crescimento exponencial nos últimos anos, o que gerou fortalecimento de parcerias e um ambiente extremamente propício para a consolidação de bons negócios em torno do abacate.
Três Corações é reconhecido como o maior produtor de abacate de Minas Gerais.– Crédito: Divulgação
Para a edição de 2026, a organização que tem a frente a Associação Comercial e Empresarial de Três Corações junto da agência A/Zagga Comunicação pensa em ampliar a rodada de negócios em torno do fruto através de workshops, palestras e visitas técnicas às maiores fazendas produtoras do fruto localizadas no município.